Lance! adquire Arquiba, sportech voltada para o engajamento dos fãs de futebol
O Grupo Lance!, referência em jornalismo esportivo no Brasil, anuncia a aquisição do Arquiba, sportech especializada em engajamento dos fãs de futebol. A operação fortalece a estratégia do Lance! de expandir sua atuação para além da produção de conteúdo, integrando soluções tecnológicas voltadas à experiência do fã de futebol.
A aquisição faz parte de um plano estratégico que posiciona o Lance! como um hub que vai além da produção de conteúdo, oferecendo também soluções tecnológicas que conectam os torcedores de forma personalizada. Com a chegada do Arquiba, o grupo lança no mercado uma plataforma mobile própria, que será integrada ao Sócio Lance!, seu clube de assinatura, oferecendo soluções que acompanham o torcedor em toda sua jornada.
“A aquisição do Arquiba no portfólio do Lance! vem para reforçar nosso compromisso em oferecer experiências digitais cada vez mais completas para os torcedores, bem como a presença de novos integrantes para somar ao time. A plataforma nos permite entender com mais profundidade o comportamento e as preferências do fã de futebol, além de suprir uma carência do mercado por dados qualificados sobre os hábitos e percepções dos torcedores. E tudo isso acontece em um ambiente que inova na forma como o torcedor se relaciona com o esporte — com gamificação, engajamento e senso de comunidade como pilares centrais”, explica Paulo Ganime, CEO do Lance!.
Plataforma amplia conexão para além do estádio
A chegada do Arquiba levará aos fãs de futebol um ambiente digital exclusivo, onde torcedores podem registrar suas visitas aos estádios, ganhar pontos que, em breve, poderão ser trocados por benefícios no Sócio Lance!.
Também será possível organizar as estatísticas de torcedor, acessar informações detalhadas sobre os estádios, adquirir ingressos, serviços de alimentação, experiências nas partidas e até passagens para acompanhar seu time em outras cidades ou até mesmo países. Cada check-in no app é uma experiência registrada na qual pode ser compartilhada para interação entre os usuários. O Arquiba chega para ser a primeira comunidade de torcedores de futebol do Brasil.
Fundado em 2022 por Lucas Arruda, Miguel Tápias, Pedro Perrini e Pedro Arias, o Arquiba nasceu do desejo em comum de ter um lugar para registrar as memórias vividas durante as partidas – construído para combinar tecnologia e inovação em um ambiente interativo. A plataforma cresceu 460% no último ano, e já acumula mais de 120 mil check-ins em mais de 65 países, além de 12 mil usuários.
“O Arquiba surgiu da nossa vontade de eternizar as experiências nos estádios. Mais do que uma plataforma, criamos um espaço onde o torcedor pode se ver representado, interagir e construir uma coleção de momentos que vão além do jogo. Fazer parte do Lance! potencializa essa missão e abre novas possibilidades para aproximar ainda mais os fãs do futebol e de suas próprias histórias”, enfatiza Lucas Arruda, um dos fundadores do app Arquiba.
Lucas Arruda e Miguel Tápias possuem vasta experiência no mercado de mídia esportiva, com passagens por Esporte Interativo, Warner Bros Discovery e LiveMode. Com a aquisição, eles se juntam ao time de executivos do Lance! para liderar a evolução do aplicativo dentro do ecossistema digital do Grupo, com foco na experiência do torcedor e inovação em novos modelos de negócios.
A nova fase do Lance!
Após mais de 28 anos dedicados à cobertura esportiva no país, acompanhando as mudanças no consumo de conteúdo e sendo referência neste mercado, o Lance! entra agora em uma nova etapa, marcada pela sinergia entre as publicações jornalísticas e a experiência digital personalizada, indo além dos conteúdos, oferecendo aos torcedores brasileiros produtos e serviços.
Com presença consolidada no universo digital, o Lance! impacta mais de 25 milhões de torcedores todos os meses — em todas as telas, plataformas e formatos. Mobile-first por essência, mais de 90% dos acessos ao site vêm de dispositivos móveis. Nas redes sociais, já são quase 10 milhões de seguidores, com destaque para o TikTok, que cresceu mais de 1.000% entre 2024 e 2025.
Dentro desse ecossistema, o Arquiba surge como uma plataforma de engajamento que aprofunda a relação entre fã e futebol. Já são mais de 120 mil check-ins realizados e mais de 12 mil usuários, o que comprova o potencial de comunidades digitais como novo espaço de conexão, fidelização e geração de dados qualificados no mercado esportivo. “A tecnologia é o nosso atalho até o torcedor. Estamos criando novas formas de viver o esporte — e isso é só o começo”, finaliza Ganime.
Sobre o Lance!
O Lance! é uma das marcas pioneiras no jornalismo esportivo brasileiro que, há mais de 28 anos, acompanha a paixão nacional pelo esporte. Hoje, se posiciona como uma plataforma digital content-based que conecta mais de 25 milhões de torcedores mensalmente.
Em constante evolução, o Lance! investe em tecnologia, dados e novas frentes de negócio para oferecer não só conteúdo de qualidade, mas também produtos, serviços e experiências personalizadas, unindo tradição e inovação para transformar a forma como o torcedor se relaciona com o esporte. Ao lado de grandes anunciantes, o Lance! oferece diferentes formatos multimídia com credibilidade, rentabilidade, criatividade e customização.
Sobre o Arquiba:
O Arquiba é uma sportech que transforma a relação do torcedor com o futebol em uma experiência gamificada, interativa e social. Por meio do app, o fã registra suas idas aos estádios, compartilha conquistas, interage com amigos e outros torcedores, participa de sorteios, acompanha notícias e constrói sua própria jornada dentro e fora dos estádios. Mais do que um check-in, o Arquiba cria uma linha do tempo da paixão pelo clube — com conteúdo, dados e comunidade no centro. Adquirido pelo Lance! em 2025, o Arquiba fortalece o ecossistema digital da marca ao conectar a nova geração de apaixonados pelo esporte e compreender o comportamento desses consumidores usando inteligência de dados.
Share this content: