×

Inter avança em ambição global com cartão de crédito para residentes nos EUA

Inter chega a 40 milhões de clientes e aposta no consignado privado para ‘engajar’ base

Inter avança em ambição global com cartão de crédito para residentes nos EUA

Créditos Da Matéria: Em entrevista à Bloomberg Línea, Cassio Segura, diretor de Operações Internacionais, e Ray Chalub, COO para os EUA, contam como esperam que o produto, que contará com o Buy Now Pay Later, alavanque a base de clientes no mercado americano

ZWBSC3IFMNBWHDCGA6B3VPPUVY Inter avança em ambição global com cartão de crédito para residentes nos EUA
Banco avança em ambição global e aposta em cartão de crédito para americanos |O Inter avança com sua ‘prateleira’ de produtos desenvolvida com tecnologia para atender diferentes perfis de público em mercados distintos(Divulgação/Inter)

Bloomberg Línea — João Vitor Menin não esconde as ambições do Inter: tornar o banco nascido no Brasil, no estado de Minas Gerais, uma instituição de alcance global, com presença em vários países, com base em uma plataforma tecnológica que permite a oferta de produtos financeiros para diferentes públicos e mercados.

Um novo passo nessa trajetória acaba de ser dado com o lançamento de seu cartão de crédito voltado para o público residente nos Estados Unidos, denominado Inter Passport Credit Card, em informação antecipada pela Bloomberg Línea.


O lançamento acontece nesta noite de domingo (10) no clássico local entre Orlando City e Inter Miami às 20h no horário local, pela MLS (Major League Soccer), no estádio que leva o nome do banco, o Inter & Co Stadium.

O jogo está no holofote do esporte americano porque encerra a rodada do fim de semana, no que é conhecido como Sunday Night Soccer. E poderá contar com a presença da principal estrela do futebol nos Estados Unidos, Lionel Messi, além de outros atletas de destaque das duas equipes.

As ações previstas incluem o salto de um paraquedista a partir de um avião que sobrevoe o estádio no intervalo da partida.

image-17 Inter avança em ambição global com cartão de crédito para residentes nos EUA
Alexandre Riccio, CEO do Inter no Brasil 

Para se diferenciar perante o consumidor americano em um dos mercados mais competitivos do mundo, o Inter aposta na oferta de crédito por meio do modelo conhecido como Buy Now Pay Later (BNPL), segundo contaram Cassio Segura, diretor de Operações Internacionais, e Ray Chalub, COO (Chief Operations Officer) do Inter para os EUA, em entrevista à Bloomberg Línea.

Leia maisInter expande operação para a Argentina com conta global por meio de parceria

Há uma mudança fundamental em relação ao que é praticado localmente: pagamento em parcelas mensais, em vez de semanais – como é mais comum nos EUA -, para compras acima de US$ 300, em até quatro vezes.


“O Inter já oferecia outros produtos para o residente nos EUA, como remessas e conta, além de outros produtos. Mas entendemos que o cartão de crédito é um marco fundamental dentro da estratégia”, disse Chalub.

Segundo ele, o cartão de crédito é um produto que estimula a recorrência de uso da conta e que amplia o share of wallet de um cliente, o que se espera que seja potencializado com o Buy Now Pay Later com “pegada” brasileira.

Chalub disse que menos de 10% do volume transacionado pelo e-commerce no mercado americano faz uso do BNPL, o que indica que o potencial da solução. “Será a principal funcionalidade para aumentar o nosso share of wallet.”


O cartão nasce com uma base potencial de mais de 300 mil clientes do Inter que estão localizados nos EUA e que, portanto, têm uma propensão maior a utilizá-lo.

Além disso, o banco conta com mais de US$ 280 milhões em depósitos nos EUA, o que significa que o crédito via cartão não só está equacionado do ponto de vista de funding como ajudará a rentabilizar esses recursos.

O novo produto também proporcionará acesso a ferramentas para a construção de um histórico de crédito nos EUA, uma condição fundamental na forma como funciona o sistema bancário no país – e valioso para imigrantes e expatriados, em particular os recém-chegados. Estima-se que haja 2 milhões de brasileiros no país.


Na proposta de valor, que tem apelo maior para a população que vive na Flórida mas foi pensada para todo o território americano, há vantagens associadas à vida em duas das principais cidades do estado, Miami e Orlando, como ingressos e acesso a eventos no Inter & Co Stadium e benefícios associados ao super app do banco e ao seu programa de recompensas Inter Loop.

O cartão de crédito para residentes nos EUA faz parte de uma “esteira” de produtos que tem sido pensada e direcionada de acordo com as necessidades de cada público que está no alvo do Inter, de acordo com Segura.

image-19 Inter avança em ambição global com cartão de crédito para residentes nos EUA
Inter & Co

“A nossa estratégia de internacionalização é atender o cliente que é cada vez mais global e conectado, com um super app que possa atender às suas necessidades bancárias e de serviços financeiros onde quer que ele esteja”, disse Segura.

“Esse cliente pode ser brasileiro, argentino, como anunciamos neste ano, ou americano. E desenvolvemos produtos e soluções financeiras para cada mercado”, disse o executivo que comanda as operações internacionais do Inter.


Outra persona para a qual o produto deve ter apelo é justamente o cliente que valoriza a experiência digital – da Geração Z ou não -, dada a priorização da experiência do usuário por meio da navegação no super app, segundo os executivos.

O avanço pelo mercado americano ajuda a alimentar a expansão para outros países, de acordo com Segura e Chalub, dados a relevância e o tamanho da operação.

Recentemente, o banco decidiu explorar também o universo de brasileiros que estudam em universidades e outras instituições de ensino no exterior, por meio de uma parceria com a BRASA (Brazilian Studies Association).

Como parte do acordo anunciado em junho, o Inter passou a oferecer a estudantes associados da entidade um cartão de crédito em dólar com limite até US$ 3.000, sujeito à aprovação, abertura da global account apenascom CPF e e-mail da faculdade e participação no seu programa de pontos, além de benefícios.


Segundo os dois executivos, novos produtos estão em fase de desenvolvimento e serão anunciados ao mercado nos próximos meses.

“Os próximos passos estarão muito relacionados à pessoa jurídica. Temos já muita experiência em servir e entender as necessidades do pequeno e médio empresário nos EUA, com uma base com mais de 2 milhões de clientes”, disse Chalub.

Tecnologia como base para expansão global

image-20-1024x576 Inter avança em ambição global com cartão de crédito para residentes nos EUA
banco inter

As ambições globais do Inter foram comentadas por João Vitor Menin em outubro do ano passado, em entrevista à Bloomberg Línea em evento em Miami, onde mora há alguns anos e de onde comanda o Inter como CEO global.

“Agora que estamos focados na expansão global, não vemos mais o Brasil como nosso único mercado. Ele será um mercado importante, mas apenas um entre outros no futuro”, disse Menin na ocasião.

“Contar com a tecnologia como nossa espinha dorsal é algo que nos ajudou a evoluir muito rapidamente na oferta de produtos […] Podemos fornecer soluções globais de pagamentos e finanças para milhões de clientes em todo o mundo”, disse o executivo na entrevista há pouco menos de um ano.

A ofensiva de negócios do Inter em mercados para além da América Latina, com foco no varejo, é incomum para players do setor financeiro brasileiro, sejam bancos incumbentes como Itaú e Bradesco ou neobanks nativos digitais como Nubank e C6 Bank, sem contar bancos de investimento como o BTG Pactual.

Em comum, essas instituições, se já atuam no mercado americano, têm o foco em clientes brasileiros e latinos de private e wealth.


O novo produto do Inter (INTR), por sua vez, faz parte de uma jornada iniciada há cerca de quatro anos rumo a uma presença de relevância crescente no mercado de varejo dos EUA. Um passo importante inicial se deu com a aquisição da fintech Usend, especializada em remessas internacionais.

No período desde então, o banco que faz parte do império de negócios montado pelo empresário Rubens Menin tem executado uma jornada estratégica para avançar no mercado local: concluiu sua listagem na Nasdaq e investiu principalmente em tecnologia para crescer em base de clientes e receitas.

Atualmente são cerca de 40 milhões de clientes nos mercados em que atua, dos quais cerca de um décimo – 4 milhões – com a conta global em dólar.


Em sua entrevista em 2024, Menin avaliava que o Inter teria condições no futuro de ingressar em outros mercados da América Latina – em março deste ano, anunciou a entrada na Argentina em parceria com uma instituição local, o Grupo Bind.

E, eventualmente, chegar à Espanha e a Portugal, com o disclaimer de que não se tratava de uma decisão já tomada e que, portanto, esses não eram planos imediatos.

No acumulado do ano, as ações do Inter sobem cerca de 85% na Nasdaq.

Leia também

O Bradesco e a Divulgação do Balanço do Banco no Segundo Trimestre Deste Ano

J.P. Morgan pode assumir a “fatura” do Goldman Sachs no Apple Card

Share this content:

Ango Silva, nascido no brasil em 1978, é um jornalista com uma carreira consolidada, marcada pela profundidade na cobertura de temas políticos e econômicos. Sua trajetória profissional teve início em 1999 na Rádio JB FM, onde atuou até 2010. Ao longo de sua carreira, Ango Silva destacou-se como correspondente internacional, cobrindo eventos de grande relevância,Sua dedicação e excelência foram reconhecidas com o Prêmio Maboque de Jornalismo, concedido duas vezes, e uma menção honrosa no Prêmio Kianda, na categoria de jornalismo econômico. Com uma formação que inclui um curso intensivo de jornalismo na Solidarity School of the Union of German Journalists em Berlim (1994), um estágio profissional na Deutch Welle em Colônia (1990) e cursos de técnicas jornalísticas com o BBC Training Center em Londres,