×

Instituto ligado à igreja de Michelle Bolsonaro recebeu recursos de emendas parlamentares

image 19

Instituto ligado à igreja de Michelle Bolsonaro recebeu recursos de emendas parlamentares

Entidade recebeu 700.000 reais destinados pelos deputados Alexandre Ramagem e Hélio Lopes, aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro

valandro Instituto ligado à igreja de Michelle Bolsonaro recebeu recursos de emendas parlamentares

Fundado em 2016, o Instituto Assistencial Atitude se apresenta como uma organização sem fins lucrativos que presta serviços sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade no Rio de Janeiro. Sediado na Barra da Tijuca, a entidade atendimento psicológico, opções de lazer e ensino gratuito para crianças pobres, além de distribuir refeições e acolher dependentes químicos.


Em seu site, o instituto informa já ter atendido quase 400.000 pessoas e garantido alimentação a outras  410.000, graças às doações que recebe, em especial através de parcerias com empresas privadas.

A entidade, presidida por Josué Valandro de Oliveira Junior, pastor da mesma igreja frequentada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, também recebe apoio financeiro de deputados federais.

Pelo menos dois congressistas próximos ao ex-presidente Jair Bolsonaro destinaram recursos de emendas parlamentares para o Instituto Assistencial Atitude. Um deles foi Alexandre Ramagem (PL-RJ), réu no processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.


Em maio do ano passado, Ramagem, que chefiou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no governo Bolsonaro, destinou quase 500.000 reais para a entidade comandada pelo pastor. De acordo com o Portal da Transparência, o dinheiro será investido no desenvolvimento de múltiplas atividades, como apoio a programas de esporte, educação, lazer e inclusão social.

image-19 Instituto ligado à igreja de Michelle Bolsonaro recebeu recursos de emendas parlamentares
Instituto Assistencial Atitude

Outro aliado de Jair Bolsonaro a enviar verbas do Orçamento para a entidade ligada ao pastor da ex-primeira-dama foi o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ). Em junho de 2024, o parlamentar indicou 700.000 reais em emendas para o instituto. Segundo o Portal da Transparência, a verba será aplicada no programa que oferece creche gratuita para filhos de famílias carentes do Rio de Janeiro.


Com mais de 700.000 seguidores nas redes sociais, Josué Valandro é pastor da Igreja Batista Atitude. VEJA procurou os deputados, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem. Em nota, a assessoria de imprensa do instituto comunicou que os recursos são utilizados para ajudar as as crianças carentes atendidas pela entidade. “Todo nosso trabalho está debaixo de tudo que é legítimo e legal no aspecto da moralidade e das leis do nosso País”,

Share this content:

Ango Silva, nascido no brasil em 1978, é um jornalista com uma carreira consolidada, marcada pela profundidade na cobertura de temas políticos e econômicos. Sua trajetória profissional teve início em 1999 na Rádio JB FM, onde atuou até 2010. Ao longo de sua carreira, Ango Silva destacou-se como correspondente internacional, cobrindo eventos de grande relevância,Sua dedicação e excelência foram reconhecidas com o Prêmio Maboque de Jornalismo, concedido duas vezes, e uma menção honrosa no Prêmio Kianda, na categoria de jornalismo econômico. Com uma formação que inclui um curso intensivo de jornalismo na Solidarity School of the Union of German Journalists em Berlim (1994), um estágio profissional na Deutch Welle em Colônia (1990) e cursos de técnicas jornalísticas com o BBC Training Center em Londres,