×

Câmara envia pedido de suspensão para deputados após obstrução

hugo motta

Câmara envia pedido de suspensão para deputados após obstrução

 Câmara envia pedido de suspensão para deputados após obstrução
Agora, a Corregedoria tem 48 horas para analisar os casos e enviar um parecer a Mesa Diretora…


© 2025 Todos os direitos são reservados ao Site Na Telinha Da Notícia.com.br , conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Mesa Diretora apresentou denúncias contra Sóstenes, Nikolas Ferreira, van Hatten e outros; pedido foi encaminhado para Corregedoria Parlamentar

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), juntamente com a Mesa Diretora, decidiu enviar para a Corregedoria Parlamentar as representações disciplinares contra 14 deputados que participaram da obstrução física da Casa, em 5 e 6 de agosto de 2025. Leia abaixo quem são os congressistas:

image-12 Câmara envia pedido de suspensão para deputados após obstrução
  • Allan Garcês (PL-TO);
  • Bia Kicis (PL-DF);
  • Carlos Jordy (PL-RJ);
  • Caroline de Toni (PL-SC);
  • Domingos Sávio (PL-MG);
  • Júlia Zanatta (PL-SC);
  • Marcel van Hatten (Novo-RS);
  • Marco Feliciano (PL-SP);
  • Marcos Pollon (PL-MS);
  • Nikolas Ferreira (PL-MG);
  • Paulo Bilynskyj (PL-SP);
  • Sóstenes Cavalcante (PL-RJ);
  • Zé Trovão (PL-SC);
  • Zucco (PL-RS).
image-13 Câmara envia pedido de suspensão para deputados após obstrução

Agora, a Corregedoria Parlamentar tem 48 horas para analisar os casos e enviar um parecer à Mesa Diretora.

Se a Corregedoria decidir pelo afastamento, o caso será enviado ao Conselho de Ética.

O movimento de Motta busca atrasar um possível afastamento. Se a Mesa aceitar o parecer da Corregedoria (que pode ser a favor ou contra uma eventual suspensão de mandato) os casos serão analisados separadamente pelo Conselho de Ética. Cada pedido terá um relator, a ser definido caso o processo seja instaurado.

O presidente da Câmara tinha a opção de enviar os requerimentos diretamente ao Conselho de Ética. Esse procedimento foi adotado em julho de 2025, em um caso envolvendo o André Janones (Avante-MG).

Na ocasião, a Mesa Diretora encaminhou direto ao Conselho de Ética uma representação própria contra Janones por “condutas incompatíveis com o decoro parlamentar” durante a sessão de 9 de julho. O deputado teve seu mandato suspenso por 3 meses em 15 de julho.

OBSTRUÇÃO

Congressistas da oposição ocuparam a Mesa Diretora da Casa para pressionar Motta a colocar em votação o projeto que anistia os envolvidos no 8 de Janeiro e contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Só desocuparam o espaço na 4ª feira (6.ago) depois de horas de tumulto. Motta havia convocado sessão plenária para às 20h30 e ameaçado suspender o mandato dos deputados que se recusassem a sair.

O paraibano, porém, teve dificuldades para conseguir se sentar na cadeira da presidência, mesmo acompanhado da Polícia Legislativa. Só conseguiu às 22h21. Deputados bolsonaristas se recusaram a deixar o local.

© 2025 Todos os direitos são reservados ao Site www.NaTelinhaDaNotícia.com.br , conforme a Lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia são proibidas.

Share this content:

Ango Silva, nascido no brasil em 1978, é um jornalista com uma carreira consolidada, marcada pela profundidade na cobertura de temas políticos e econômicos. Sua trajetória profissional teve início em 1999 na Rádio JB FM, onde atuou até 2010. Ao longo de sua carreira, Ango Silva destacou-se como correspondente internacional, cobrindo eventos de grande relevância,Sua dedicação e excelência foram reconhecidas com o Prêmio Maboque de Jornalismo, concedido duas vezes, e uma menção honrosa no Prêmio Kianda, na categoria de jornalismo econômico. Com uma formação que inclui um curso intensivo de jornalismo na Solidarity School of the Union of German Journalists em Berlim (1994), um estágio profissional na Deutch Welle em Colônia (1990) e cursos de técnicas jornalísticas com o BBC Training Center em Londres,