Alckmin diz que EUA ainda não responderam sobre negociar tarifas
O governo brasileiro encaminhou ontem carta ao governo americano em que diz estar “pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável”
De Valor Investe

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou que ainda não há respostas dos Estados Unidos sobre a possibilidade de se negociar as tarifas a serem aplicadas em produtos brasileiros.
“Não tem nenhuma resposta ainda, vamos aguardar”, disse à imprensa após uma série de reuniões com setores afetados pelo tarifaço ao longo do dia.
Alckmin ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai fazer um pronunciamento às 20h30 sobre a questão Brasil-Estados Unidos e tarifas.
O governo brasileiro encaminhou ontem carta ao governo americano em que diz estar “pronto para dialogar com as autoridades americanas e negociar uma solução mutuamente aceitável” para ambas as partes.
Questionado sobre nota publicada hoje pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Alckmin afirmou que não há nenhuma relação do Judiciário com tarifas.
“É importante destacar que a separação dos Poderes é pedra basilar do Estado democrático e não pode interferir em outro Poder”, disse. “Outra coisa é tarifa, que é comércio. Comércio se busca solução. Podemos até ampliar o comércio, podemos ter metas de ampliação ainda mais ambiciosas do comércio Brasil-Estados Unidos.”
Conteúdo publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.
16/07/2025 – Geraldo Alckmin em Reunião com Setor Produtivo Industrial sobre relações comerciais com os Estados Unidos da América no Ministério do Desenvolvimento Indústria Comércio e Serviços em Bras
Share this content: